6 cuidados com o sol fundamentais o ano todo!

6 cuidados com o sol fundamentais o ano todo!

15 de janeiro de 2019 0 Por admin

A gente tem certeza que você não esquece do protetor solar na hora de ir para a praia ou para a piscina, mas você se lembra dele também nos outros momentos? Pode parecer exagero, mas ele é um dos cuidados com o sol que devemos ter todos os dias, mesmo naqueles em que o sol está escondido atrás das nuvens.

A consequência mais grave da exposição desprotegida ao sol, sem dúvidas, é o câncer de pele que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, apresenta mais de 165 mil novos casos todos os anos. Envelhecimento precoce, rugas, queimaduras e melasma (que além de desencadeado, também piora quando há exposição solar) são alguns outros danos que andar ao sol sem os devidos cuidados pode causar à pele.

Mas nada de evitar o sol! Dá para conviver com ele e manter a pele protegida. Basta não abrir mão destes 6 cuidados com o sol que elencamos para você. Confira!

6 cuidados com o sol que você deve ter o ano todo

Olhou pela janela, percebeu que o dia está nublado e acha que hoje não precisa de protetor solar? Nada disso! No tempo nublado, as nuvens bloqueiam apenas a luminosidade do sol, deixando passar o que realmente danifica a pele: os raios ultravioleta A e B.

Ou seja, eles causam o mesmo dano que os dias ensolarados. E os dias nublados ainda têm uma pegadinha: eles fazem com que a gente descuide da proteção e fique mais tempo exposto aos raios.

Acho que deu para notar que os cuidados com o sol devem estar na sua rotina de janeiro a janeiro, certo? Mas não tem nenhum segredo, basta inserir alguns cuidados simples na sua rotina.

1. Use protetor solar sempre

Não poderíamos começar nossa lista de cuidados com o sol sem falar nele! O protetor solar há muito deixou de ser um produto com textura e cheiro característicos para assumir sua função no dia a dia. Hoje são facilmente encontradas em farmácias e drogarias versões para tipos diferentes de pele e também alguns que contam com pigmentação, deixando a pele uniforme e pronta para receber a maquiagem.

Um erro bastante comum é acreditar que no dia a dia apenas o rosto precisa de cuidados. Mas, os dermatologistas são bastante claros: toda pele exposta deve ser protegida!

2. Escolha bem seus óculos escuros

Os olhos também merecem atenção entre os cuidados com o sol que devemos ter diariamente. Quando estamos em um local com muita luminosidade, nossas pupilas se retraem para barrar a entrada excessiva da luz ― em lugares escuros, acontece justamente o contrário, com a dilatação da pupila para que se possa entrar toda luz possível ― e os óculos escuros são uma bela ajuda para diminuir o desconforto.

Porém, nada de escolher os óculos apenas pelo estilo! É imprescindível que as lentes tenham proteção contra os raios ultravioletas. Ao colocar os óculos e barrar a entrada excessiva de luz, as pupilas dilatam, então, se as lentes forem de baixa qualidade os raios UVA e UVB entram diretamente no tecido da retina.

As consequências de expor os olhos ao sol sem proteção também são sérias: alterações na retina, catarata e também pode favorecer o surgimento de uma doença chamada pterígio, que é uma pele que se forma sobre a membrana que reveste o globo ocular, causando coceira, sensação de areia no olho e pode evoluir chegando ao centro da visão.

3. Proteja seus cabelos também

As madeixas também sofrem com a falta de cuidados com o sol. Nossos fios são recobertos por escamas que, quando alinhadas e bem seladas deixam o cabelo brilhoso, macio e saudável, mas que dilatam quando expostas ao calor.

Com as cutículas abertas, o cabelo fica suscetível a agressões externas como vento e poluição, além de possibilitarem a passagem dos raios UVA e UVB, que queimam os fios. Produtos como o leave-in contam com proteção solar e são superpráticos de levar na bolsa. Ele também é ótimo para reduzir o frizz durante o dia e tem uma textura que não pesa nos fios.

4. Preste atenção no horário

Você já deve conhecer a recomendação dos dermatologistas: nada de sol entre 10h e 16h. Nessas horas é quando há maior presença dos raios UVB, os grandes responsáveis por queimaduras e pelo surgimento do câncer de pele.

Mas, a gente sabe que nem sempre dá para ficar longe do sol nesses horários e a exposição é inevitável. Quando não houver alternativa e for necessário encarar o horário mais danoso do sol, reforce a proteção utilizando chapéus e, se possível, roupas com proteção UV.

5. Tenha uma garrafinha de água sempre à mão

Não dá para fugir dessa dica. Assim como o sol, a água é fundamental para a manutenção da saúde e hidratação da pele. Quando expostos ao sol, precisamos ainda mais de água, seja para repor os líquidos perdidos pela transpiração, seja para aumentar a resistência da pele contra os raios UV.

Se você é daquelas pessoas que só lembram de beber água quando estão com sede, é bom reavaliar: a sede é um sinal de que o corpo está desidratado, portanto, você ingere apenas o que precisa para saciá-la. O ideal é a ingestão diária de 2,5 litros de água, segundo orientações do Ministério da Saúde.

6. Fique de olho no seu prato

Lembra que falamos no começo do texto que os cuidados com o sol são fáceis de inserir no dia a dia? E eles podem começar pelo seu prato! Alguns alimentos têm o poder de ajudar a pele a se proteger dos raios solares. É o que diz um estudo publicado na NCBI (National Center for Biotechnology Information) que aponta que alimentos ricos em vitaminas C e E e polifenois podem fornecer proteção contra os raios UV.

Tomate, cenoura, salmão, aspargo e batata-doce são ótimos para proteger a pele e, na sobremesa, um chocolate amargo completa o cardápio.

Mas não se esqueça que o sol é um grande aliado da saúde: a vitamina D, por exemplo, mesmo que ingerida nos alimentos ou por meio de suplementos, precisa do sol para ser sintetizada pelo organismo. Para conseguir o melhor do sol na hora de sintetizar a vitamina D, exponha braços e pernas ao sol, sem proteção solar, por 15 ou 20 minutos. Claro, nos horários permitidos que citamos ali em cima!

E já que o assunto é cuidados com o sol e a pele, você sabe o que o óleo de rosa mosqueta faz pela pele? Ele tem inúmeros benefícios, especialmente naqueles dias em que a pele ficou avermelhada por conta da exposição solar, além de prevenir o envelhecimento precoce. Descubra os benefícios desse óleo neste post. Boa leitura!